Novidades

CASO CLÍNICO 2
Paciente: canino, macho, oito anos, golden retriever

Paciente com histórico clínico de tosse e dificuldade na deglutição há 15 dias. Ao exame físico foi observado aumento de volume em região cervical ventral, firme à palpação, discretamente móvel com oito cm de diâmetro. A suspeita clínica principal foi de neoplasia em glândula tireóide devido à localização do aumento de volume.

Foram realizados exames complementares de imagem e laboratorial (ultrassonografia cervical com punção aspirativa por agulha fina guiada) como método de triagem diagnóstica. A coleta de material nesta região não requer sedação e/ou anestesia geral por se tratar de um procedimento não invasivo. É recomendado o uso do ultrassom com doppler como guia a fim de diminuir a contaminação sanguínea da amostra, uma vez que o tecido tireoidiano possui importante neovascularização e fica próximo de grandes vasos.

O material citológico analisado revelou diversas células com núcleos redondos livres, possuindo pobre definição citoplasmática, dispostas em grupos, por vezes em arranjo acinar, sugerindo origem epitelial glandular. Estas apresentavam moderado pleomorfismo, anisocitose e anisocariose marcantes, cromatina nuclear frouxa, nucléolos evidentes e rara macronucleose, formas binucleadas, raras figuras de mitose e discretos grânulos escuros citoplasmático podendo se tratar de tirosina. Moderada quantidade de elementos do sangue e material amorfo róseo ao fundo da lâmina compatível com colóide. (imagens de 1 a 4). Após o diagnóstico citológico o paciente foi encaminhado para tratamento com especialista em oncologia veterinária, sendo necessária a remoção cirúrgica do tecido neoplásico, quimioterapia e acompanhamento da doença.

Considerações gerais: A anamnese e avaliação clínica dos pacientes com meia idade é de extrema importância para a descoberta e diagnóstico de lesões iniciais, levando ao tratamento precoce e melhor qualidade de vida. Atualmente a medicina veterinária possui diversos recursos laboratoriais e de imagem para o diagnóstico de diversas doenças que acometem os animais. Consulte sempre um profissional especialista para o esclarecimento de dúvidas e melhor opção de tratamento.

Microscopia

Legenda: A imagem revela células arredondadas agrupadas e envoltas por material róseo (colóide), condizente com neoplasia de origem epitelial da tireóide: carcinoma. Microscopia em aumento de 100X e 40X (coloração panótico), analisadas e fotografadas por M.V. Especialista Priscila Assis Lopes (Patologista Clínica).

Bibliografia: Peleteiro et al. (2011). “Atlas de citologia veterinária”. Lidel, Lisboa, 279-280.
Cowell et al. (2009). “Diagnóstico citológico e hematologia”. MedVet, USA, 121-125.

OUTRAS NOVIDADES

PLab oferece agora CITOLOGIA ASPIRATIVA GUIADA POR ULTRASSOM (cavidade abdominal e/ou torácica) realizada por Dra. Brenda Navarro

Para agendar sua coleta, entre em contato pelo site.
atendimento@plab.com.br

Gasometria Venosa - Equipamento I-Stat

LEIA AQUI

CASO CLÍNICO 1
Paciente: canino, fêmea, 12 anos, sem raça definida

LEIA AQUI

CASO CLÍNICO 2
Paciente: canino, macho, oito anos, golden retriever

LEIA AQUI

DISTÚRBIOS DE COAGULAÇÃO EM CÃES COM NEOPLASIA - HEMANGIOSSARCOMA CANINO

LEIA AQUI