ATLAS DE CITOLOGIA

  • Legenda: Neoplasia de origem mesenquimal: condizente com fibrossarcoma cutâneo.
    Observa-se células isoladas de aspecto fusiforme com pleomorfismo moderado, anisocariose, cromatina nuclear grosseira, nucléolos evidentes e macronucléolos, citoplasma com vacúolos. Microscopia em aumento de 100X (coloração panótico).

  • Legenda: Neoplasia de origem mesenquimal: condizente com histiocitoma fibroso maligno (neoplasia de células gigantes).
    Observa-se células isoladas, a maioria de aspecto fusiforme e uma gigante multinucleada ao centro, demonstrando pleomorfismo moderado, anisocariose, cromatina nuclear frouxa, nucléolos evidentes e macronucléolos, citoplasma basofílico. Microscopia em aumento de 100X (coloração panótico).

  • Legenda: Neoplasia de origem mesenquimal: condizente com tumor da bainha neural ou hemangiopericitoma.
    Observa-se células isoladas de aspecto fusiforme estrelado, demonstrando pleomorfismo discreto a moderado, anisocitose e anisocariose, cromatina nuclear frouxa, nucléolos evidentes, citoplasma basofílico e com pequenos vacúolos. Microscopia em aumento de 100X (coloração panótico).

  • Legenda: Neoplasia de origem mesenquimal do tecido adiposo: condizente com lipoma.
    Observa-se adipócitos agrupados possuindo pequenos núcleos, gotículas de gordura livre e raras hemácias. Microscopia em aumento de 100X (coloração panótico).

  • Legenda: Neoplasia de origem mesenquimal: condizente com hemangiopericitoma.
    Observa-se células isoladas de aspecto fusiforme estrelado, demonstrando pleomorfismo discreto a moderado, anisocitose e anisocariose, bi a trinucleações, citoplasma amplo e basofílico. Algumas destas células encontram-se aderidas a estruturas capilares. Microscopia em aumento de 40X (coloração panótico).

  • Legenda: Neoplasia de célula redonda: condizente com tumor venéreo transmissível.
    Observa-se diversas células com núcleo e citoplasma redondos, com evidentes vacúolos citoplasmático, dispostas isoladamente. Estas células apresentam anisocitose e anisocariose, cromatina nuclear frouxa, nucléolos evidentes e basofilia citoplasmática. Microscopia em aumento de 100X (coloração panótico).

  • Legenda: Neoplasia de célula redonda: condizente com histiocitoma cutâneo.
    Observa-se células com núcleo e citoplasma redondos, dispostas isoladamente. Discreta anisocitose e anisocariose, cromatina nuclear homogênea e raros nucléolos proeminentes (sem evidências de grânulos ou vacúolos citoplasmático). Diversas hemácias ao fundo da lâmina e raros neutrófilos. Microscopia em aumento de 100X (coloração panótico).

  • Legenda: Linfonodo poplíteo (cão): Linfoma de células grandes.
    Observa-se população homogênea de linfócitos médios a grandes, possuindo cromatina nuclear regular, nucléolos proeminentes, citoplasma amplo e basofílico. Ao fundo da lâmina estão presentes corpúsculos linfoglandulares e núcloes livres. Microscopia em aumento de 40X (coloração panótico).

  • Legenda: Neoplasia de origem epitelial escamosa: condizente com carcinoma.
    Observa-se células com núcleos arredondados, citoplasma irregular de aspecto poligonal a discretamente alongado possuindo grânulos de querato-hialina perinuclear. Marcante anisocariose, nucléolos evidentes, multinucleação e cromatina nuclear grosseira. Diversas hemácias ao fundo da lâmina. Microscopia em aumento de 100X (coloração panótico).

  • Legenda: Neoplasia de origem epitelial neuroendócrina: condizente com carcinoma de tireóide.
    Observa-se células com núcleos arredondados com pobre definição citoplasmática (núcleos “nus”), isoladas e agrupadas. Discreta a moderada anisocariose, nucléolos evidentes e rara macronucleose, envoltas por material róseo amorfo compatível com colóide. Na terceira imagem é possível observar grânulos basofílicos que sugerem se tratar de tirosina. Microscopia em aumento de 40 e 100X (coloração panótico).

  • Legenda: Neoplasia de maligna origem epitelial: condizente com carcinoma mamário.
    Observa-se células com núcleos e citoplasma arredondados, dispostas em grupos coesos. Marcantes anisocitose e anisocariose, nucléolos evidentes e macronucleose, binucleação, citoplasma basofílico e com pequenos vacúolos. Diversas hemácias ao fundo da lâmina e macrófagos espumosos. Microscopia em aumento de 100X (coloração panótico).

  • Legenda: Efusão pleural: exsudato condizente com neoplasia de células mesoteliais (mesotelioma).
    Observa-se células redondas com aspecto espumoso, contendo discreto “halo” róseo ao redor do citoplasma. Marcantes anisocitose e anisocariose, nucléolos evidentes, bi a trinucleações e figura de mitose. Diagnóstico da neoplasia confirmado em necrópsia. Microscopia em aumento de 100X (coloração panótico).

  • Legenda: Neoplasia de origem melanocítica: condizente com melanocitoma.
    Observa-se duas células com núcleo redondo a ovalar, citoplasma pouco delimitado contendo grânulos preto-esverdeado compatíveis com melanina. Estas células não apresentam evidências de atipia/malignidade. Diversas hemácias ao fundo da lâmina. Microscopia em aumento de 100X (coloração panótico).

  • Legenda: Cisto de inclusão epidérmica.
    Observa-se células queratinizadas anucleadas, envoltas por debris granulares e cristais de colesterol. Microscopia em aumento de 100X (coloração panótico).

  • Legenda: Extravasamento de secreção da glândula salivar, condizente com sialocele. Observa-se células espumosas com núcleos pequenos, contendo cristais de hematoidina no citoplasma. Moderado material amorfo basofílico a róseo ao fundo da lâmina (mucina), diversas hemácias e alguns cristais de colesterol. Microscopia em aumento de 40X (coloração panótico).

  • Legenda: Sedimento urinário: condizente com cistite de fúngica.
    Observa-se estruturas filamentosas (hifas) e menor quantidade de leveduras, sendo algumas em fase de brotamento. Entremeado aos agentes infecciosos estão presentes hemácias e neutrófilos degenerados. Microscopia em aumento de 100X (coloração panótico).

  • Legenda: Processo inflamatório piogranulomatoso de etiologia fúngica (criptococose).
    Observa-se diversos macrófagos espumosos, e uma célula gigante, contendo em seu citoplasma estruturas esféricas com cápsula espessa compatíveis com leveduras fúngicas (Cryptococcus sp.). Ao fundo da lâmina estão presentes neutrófilos degenerados, plasmócitos e hemácias. Foi realizada cultura fúngica do material para confirmação da espécie da levedura. Microscopia em aumento de 100X (coloração panótico).

  • Legenda: Processo inflamatório granulomatoso de etiologia fúngica (esporotricose): lesões ulcerativas em membros e face, animal da espécie felina.
    Observa-se poucos macrófagos espumosos contendo em seu citoplasma estruturas ovais a redondas com formato de “charuto” compatíveis com leveduras fúngicas (Sporothrix sp.). Ao fundo da lâmina estão presentes raros neutrófilos degenerados, hemácias e leveduras dispersas. Foi realizada cultura fúngica do material para confirmação da espécie da levedura. Microscopia em aumento de 100X (coloração panótico).

  • Legenda: Processo inflamatório granulomatoso de etiologia bacteriana (micobacteriose cutânea): lesão nodular em extremidade de pavilhão auricular.
    Observa-se poucos macrófagos espumosos contendo em seu citoplasma estruturas com morfologia de bastonetes, que possuem imagem negativa a coloração utilizada, condizente com Mycobacterium sp. Ao fundo da lâmina estão presentes raros neutrófilos degenerados, hemácias e gotículas de gordura. Foi realizada coloração específica de Ziehl Neelsen para confirmação diagnóstica. Microscopia em aumento de 100X (coloração panótico).

  • Legenda: Linfonodo poplíteo hiperplásico reacional secundário a leishmaniose canina:
    Observa-se pequenos linfócitos íntegros e alguns com núcleos livres, entremeados a raros plasmócitos e corpúsculos linfoglandulares. Ao fundo da lâmina estão presentes pequenas estruturas com núcleo oval e cinetoplasto em forma de bastão, condizentes com formas amastigotas de Leshmania sp. Tais estruturas podem estar presentes no interior de macrófagos ou livres no esfregaço. Microscopia em aumento de 100X (coloração panótico). .